14 Agosto 2022

Video Notícias

Jorge Forjaz lança desafio para continuar a investigação sobre as famílias da ilha

  • PDF
Partilhar esta notícia

O autor da obra “Genealogias das ilhas do Fogo e Brava e de Bissau – subsídios”, Jorge Forjaz, desafiou sexta-feira as famílias e, sobretudo os investigadores e historiadores, a continuarem a investigação sobre as famílias da ilha.

O autor e membro da Academia Portuguesa da História lançou esse repto, quando apresentava os dois volumes ligados à história das famílias das duas ilhas e da Guiné-Bissau, enquadrado nas comemorações do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade.

Jorge Forjaz disse que “se pode fazer muito mais” e que se continuasse com as investigações em vez de dois podiam ser três ou mesmo cinco volumes.

Ler mais...

Equipa especializada multidisciplinar do hospital da Praia no Fogo para apoiar no tratamento de acidentados

  • PDF
Partilhar esta notícia

O Ministério da Saúde mobilizou uma equipa especializada multidisciplinar do Hospital Agostinho Neto para apoiar a equipa do hospital regional São Francisco de Assis na assistência os sinistrados do acidente de viação ocorrido na localidade de Atalaia (Mosteiros).

Através de um comunicado o Ministério da Saúde faz saber que a equipa já se encontra na ilha do Fogo para apoiar a equipa local, sublinhando que se tratando da necessidade de uma transferência de emergência para algumas vítimas em estado grave, accionou-se o serviço, daí o agradecimento “a pronta colaboração” da companhia aérea Best Fly para mais este caso de emergência médica.

Ler mais...

Fogo: Acidente de viação provoca dois mortos e 14 feridos dois dos quais em estado grave

  • PDF
Partilhar esta notícia

Um acidente de viação ocorrido na noite de terça-feira na localidade de Atalaia provocou dois mortos e 14 feridos, dois dos quais estão em estado grave e devem ser encaminhados para o hospital Agostinho Neto.

O comandante regional da Polícia Nacional (PN), subintendente Herminio da Veiga, avançou que o acidente aconteceu por volta das 23:00, na localidade de Atalaia, mais precisamente em Monte Piorno – Achada Maurícia, envolvendo um hiace de Ponta Verde, zona norte do município de São Filipe, que transportava passageiros para uma festa de bandeira de São Pedro na localidade de Achada Maurícia.

Ler mais...

Fogo: Polícia Nacional investiga furto no santuário de Nossa Senhora do Socorro

  • PDF
Partilhar esta notícia

A Polícia Nacional está a investigar o furto ocorrido no santuário da Nossa Senhora do Socorro, situado a sul da cidade de São Filipe, declarou o comandante regional, subintendente Herminio da Veiga.

A mesma fonte informou que a instituição policial recebeu uma denúncia dos responsáveis do santuário de que alguém teria entrado no espaço e levantado alguns objectos ainda por apurar, e que a investigação se encontra em curso neste momento.

As informações avançadas dão conta de que pessoas desconhecidas teriam roubado algumas imagens e castiçais do santuário de Nossa Senhora do Socorro “de algum valor “.

Ler mais...

Fogo: Modernização das infra-estruturas de pesca só terá resultado com formação e capacitação dos pescadores – Fábio Vieira

  • PDF
Partilhar esta notícia

O presidente da câmara de Mosteiros, Fábio Vieira, reconheceu hoje que os investimentos na modernização das infra-estruturas da pesca e em utensílios e dispositivos de pescas só terão resultados com a formação e capacitação dos pescadores.

O edil de Mosteiros falava no encerramento da acção de formação de 35 pescadores e armadores de pescas dos três municípios da ilha sobre técnicas de conservação de pescado e navegação em alto mar, financiada pela Cooperação Luxemburguesa e pelo PNUD, através do Fundo de Descentralização.

“A formação é fundamental e permite dar o salto que se pretende no sector da pesca”, destacou Fábio Vieira, observando que o sucesso desta acção foi possível graças ao interesse e disponibilidade dos pescadores para participar na mesma.

Ler mais...

Fogo: Associação de Karaté realiza campeonato regional nos dias 02 e 03 de Julho

  • PDF
Partilhar esta notícia

A Associação de Karaté da ilha do Fogo (AKIF) realiza nos dias 02 e 03 de Julho, no Polidesportivo Simão Mendes, na cidade de São Filipe, o campeonato regional da modalidade.

O presidente da AKIF, Mário Galvão Lopes, disse à Inforpress que a prova contará com a participação de atletas da Escola de Karaté de São Filipe, já que as outras três escolas existentes na ilha, todas do município de São Filipe, não conseguiram retomar os treinos depois da pandemia.

Ao todo vão participar no campeonato regional 50 karatecas, sendo 22 do sexo feminino e 28 do sexo masculino, distribuídos pelas categorias que vão desde infantil, iniciados, sub-12, sub-14, sub-21, cadete, júnior e sénior.

Ler mais...

Fogo: Ministro diz existirem “óptimas perspectivas” para se avançar com novo centro de saúde de Santa Catarina

  • PDF
Partilhar esta notícia

São Filipe, 27 Jun (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário admitiu hoje, ao iniciar uma visita de rotina à região Fogo/Brava, que existem “óptimas perspectivas” para se avançar com a construção do centro de saúde de Santa Catarina do Fogo.

O município de Santa Catarina do Fogo, segundo o titular da pasta da Saúde, necessita de um centro de saúde que alberga a futura delegacia de saúde, observando que o processo está sendo trabalhado, em concertação com a autarquia local.

Em relação aos centros de saúde, Arlindo do Rosário referiu que é necessário estabelecer prioridades, sendo que a primeira passa pela actualização da carta sanitária que está sendo trabalhado.

Ler mais...

Pág. 1 de 2