19 Março 2024

Video Notícias

Naufrágio “Vicente”: Quatro pessoas resgatadas com vida

  • PDF
Partilhar esta notícia

Aumentou para quatro o número de pessoas resgatadas com vida nas proximidades de um dos ilhéus da ilha do Fogo, na sequência do naufrágio do navio “Vicente”, que fazia a ligação Praia/São Filipe. Foi também recuperado um corpo. O avião da Cabo Verde Express, os navios Cipreia e Krioula e a embarcação de pesca Marlinda continuam à procura de mais sobreviventes. O tripulante Daniel Gomes, um dos resgatados, acusa o comandante da embarcação de não comunicar que estavam em risco. Fala também em excesso de carga.

Até agora foram resgatados dois tripulantes – Daniel Gomes e João Domingos Tavares -, uma comerciante de Tira-Chapéu de nome “Tuginha” e um jovem que estava a estagiar no navio Manuel Augusto Fortes. Também já foi recuperado do mar pelo menos um corpo.

O oficial João Domingos garante que a bordo estavam 26 pessoas e não 22 como inicialmente se afirmou, incluindo uma criança (menino) de 4/5 anos. “Estavam a bordo 18 tripulantes – 15 homens e três mulheres – e oito passageiros, incluindo a criança”, revela.

Já o tripulante Daniel Gomes atribui alguma responsabilidade por esta tragédia ao comandante, por este não ter avisado o navio Cipreia que estavam em risco. Ao contrário, optou por pedir ao comandante da embarcação da Shell para se afastar. Este afirma ainda que o navio, que fazia a ligação Praia-Fogo, estava sobrecarregado.

A prioridade das autoridades neste momento é salvar vidas. Hoje , ao contrário de ontem em que as ondas atingiam cerca de três metros de altura, o mar está mais calmo. Refira-se que o acidente aconteceu no momento em que o “Vicente” ia entrar no porto de Vale dos Cavaleiros. O navio de combustíveis Cipreia se preparava para sair e Vicente teve de afastar. Entretanto, este desapareceu de vista.

O comandante do Cipreia revela que voltou atrás à procura do Vicente, mas apenas viu as bóias. De imediato, entrou em contacto com a delegação marítima, que accionou um barco de pesca e o Kriola. Foram resgatados três pessoas ainda durante a noite. A quarta pessoa viva foi recuperada esta sexta-feira, próximo da ilha Brava, onde também foi encontrado há poucas horas um corpo.

Vinte e uma pessoas continuam desaparecidas.

Comments are now closed for this entry