19 Março 2024

Video Notícias

Barquinha recolhe ajuda humanitária para Cabo Verde

  • PDF
Partilhar esta notícia

A Câmara de Vila Nova da Barquinha associou-se à campanha de solidariedade a favor da população da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que está a ser promovida pela embaixada deste país em Portugal, pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e pela Câmara de Lisboa.

Recorde-se que a erupção do vulcão, ocorrida no passado dia 23 de novembro, já deixou mais de 1500 pessoas sem casa, pelo que estas entidades estão a solicitar junto de particulares, empresas e instituições donativos em roupas, produtos alimentares não perecíveis e material escolar, entre outros artigos.

“Entre os bens de necessidade urgente, encontram-se rádios VHS e VHF, geradores elétricos, repetidores portáteis, holofotes e televisores, tendas insufláveis, casas de banho portáteis, macas, camas, cobertores e lençóis, kits de cozinha, kits de primeiros socorros, lanternas e reservatórios de água”, explica uma nota de imprensa da Câmara da Barquinha, município que está geminado com Santa Catarina do Fogo, em Cabo Verde.

Num e-mail enviado para a autarquia portuguesa no dia 15 de dezembro, o presidente do município de Santa Catarina, João Aqueleu Amado, refere que “a erupção continua e o vulcão tem estado a emitir lavas que acabaram por cobrir os edifícios da Igreja Católica e da Adega do Vinho Chã. Estamos a estudar um espaço para realojar as pessoas deslocadas e toda a ajuda humanitária será bem-vinda”.

A recolha dos bens está a ser centralizada em Lisboa, no quartel de Marvila do Regimento de Sapadores Bombeiros, situado na Rua Dr. Espirito Santo, entre as 9 e 17 horas.

Os interessados podem ainda contribuir com donativos em dinheiro através da conta criada pela UCCLA no Banco BCP, com o número 454 591 734 82 e com o NIB 0033 0000 4545 9173 4820 5.

Comments are now closed for this entry