19 Março 2024

Video Notícias

Portugal: Conta para donativos às vítimas do vulcão da Ilha do Fogo

  • PDF
Partilhar esta notícia

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em coordenação com a embaixada de Cabo Verde em Lisboa abriu uma conta destinada a donativos às vítimas do vulcão da Ilha do Fogo que entrou em erupção no dia 23.

Quem quiser contribuir pode fazê-lo para a conta aberta no Millennium BCP com o número 45459173482 e o NIB é 0033 0000 4545 9173 4820 5.

A fragata portuguesa Álvares Cabral chegou ontem à Ilha do Fogo e está fundeada ao largo de São Filipe, a maior cidade da ilha e já deixou em terra um conjunto de sismógrafos que irão reforçar os existentes em Chã das Caldeiras.

O navio da Marinha, que deverá ficar em Cabo Verde pelo menos 15 dias, começou a descarregar na quinta-feira à tarde para pequenas embarcações de borracha parte do equipamento que trouxe para apoiar as operações ligadas à erupção vulcânica.

"Desembarcou-se algum material hoje, trabalho que prossegue amanhã [sexta-feira]. Os sismógrafos são uma prioridade porque a erupção continua. Temos uma rede que pode ser reforçada. Como dizem os técnicos, os sismógrafos são os nossos ouvidos, e quantos mais ouvidos estiverem no terreno melhor", afirmou à Lusa a ministra da Administração Interna cabo-verdiana.

Marisa Morais adiantou que está também a ser coordenada uma visita dos médicos e psicólogos que vieram na fragata aos três centros de acolhimento para onde foram levados muitos dos cerca de 1200 moradores de Chã das Caldeiras.

Comments are now closed for this entry