19 Março 2024

Video Notícias

Universidade de Aveiro participa em missão científica ao vulcão da Ilha do Fogo

  • PDF
Partilhar esta notícia

Objetivo é monitorizar a qualidade do ar nas povoações.

A Universidade de Aveiro anunciou hoje a participação numa missão científica para monitorizar o vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, nomeadamente a qualidade do ar nas povoações.

Segundo fonte da UA, a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GEOBIOTEC) da Universidade de Aveiro (UA), integra a missão que vai estar em Cabo Verde até ao dia 20, a fazer a monitorização do vulcão na Ilha do Fogo.

A investigadora de pós-doutoramento integra a missão com o apoio do Departamento de Ambiente e Ordenamento e no âmbito do "Colaboratório para as Geociências" (C4G), uma parceria em que Universidade de Aveiro está envolvida.

Carla Candeias, que defendeu tese de doutoramento na área da Geologia do Ambiente, um das áreas em desenvolvimento no Departamento de Geociências daquela universidade, vai monitorizar a qualidade do ar nas povoações da Ilha do Fogo e caracterizar os materiais que o vulcão está a expelir, nomeadamente, recolhendo amostras de cinza vulcânica.

A missão dos investigadores portugueses surge a pedido do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica da República de Cabo Verde e tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Comments are now closed for this entry